Coordenador : Erika Souza Leme
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389808.2199.103340.24022023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Assumindo que o conhecimento urge de uma tessitura que engloba diferentes sujeitos, portanto, resulta de formações entrecruzadas, acolhemos diversos interlocutores: estudantes em formação, professores referência de turma e professores especializados (AEE). Assim, o projeto destina-se de maneira direta a formação inicial e continuada de 68 participantes, que indiretamente reverberará para mais de 900 estudantes da Educação Básica, devido sua amplitude de desdobramentos tanto no chão da escola quanto na sociedade de modo geral.
Local de atuação: Faculdade de Educação - Campos Gragoatá e Escola Municipal Júlia Cortines
Objetivo
1.Compartilhar e produzir conhecimento voltado à formação e à prática docente na perspectiva do ensino colaborativo (coensino), de modo a aprimorar as respostas que fornecemos às especificidades dos educandos. 2. Fortalecer a formação docente oriunda da experiência, como um tecido entre memória, história, sentidos, significados e potências com base nos Direitos Humanos (ONU, 1948) 3. Promover reflexões e práticas articulando formação do indivíduo, desenho universal para a aprendizagem, diferenciação curricular e ensino colaborativo.
Resumo
O Projeto de extensão, Educação Inclusiva na perspectiva do Coensino: da teoria à sala de aula, desenvolvido pelo Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação - LaIFE, vinculado ao Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento - SSE, do curso da Pedagogia da Universidade Federal Fluminense- UFF, volta-se à formação inicial e continuada dos professores da educação básica, ratificando o compromisso da FEUFF com a formação de professores democráticos e inclusivos, afinados com as demandas humanas e comprometidos com o ensino-aprendizagem na escola, tendo como foco todos os participantes envolvidos diretamente nesse processo formativo. A escola Escola Municipal Júlia Cortines, de Niterói, participa deste projeto, cujo objetivo geral é estabelecer um sistema de colaboração nesta unidade escolar, com vistas a estruturar e fortalecer uma rede de apoio que acolha e atenda as demandas educacionais dos estudantes com e sem condição de deficiência. A consecução do projeto implica na constituição de uma rede colaborativa organizada no âmbito da instituição de ensino, uma vez que a colaboração é um processo de (re)significação interno, por isso demanda tempo, disponibilidade e apoio institucional. Assim sendo, ressalta-se a importância de investir na formação continuada que se volte à reflexão do cotidiano dos professores, possibilitando a partilha de experiências e a construção coletiva de novos saberes pedagógicos.